top of page
Buscar
Foto do escritorGuto Nascimento

A cidade mais alemã do Brasil

Pomerode



Um dos lugares mais acolhedores que tive a oportunidade de conhecer, é sem dúvida, Pomerode, a cidadezinha mais alemã do Brasil.

Eu, como amante da cultura e das tradições germânicas, me encantei com esse "vilarejo" catarinense, que se destaca com sua gastronomia típica, suas casas enxaimel, seus jardins preservados, suas festas e seu povo simpático e hospitaleiro.



Localizada no Vale do Rio Itajaí-Açu, próxima a Blumenau, Pomerode tem cerca de 34 mil habitantes, muitos destes, de famílias descendentes da Alemanha. Há mais de um século, o município preserva os traços e as características culturais herdados de seus colonizadores. Emancipado de Blumenau desde 1959, Pomerode é reconhecido por ser um dos municípios com melhor qualidade de vida de todo o estado de Santa Catarina.



São inúmeras as atrações da cidade, desde atrativos naturais até as festas típicas e gastronômicas. Um dos destaques é a Osterfest, a maior festa de Páscoa do Brasil, onde a cidade se enfeita com ovos e coelhos gigantes para comemorar a data. Mas o destaque maior vai para a Festa Pomerana, que tive o prazer de vivenciar, considerada como a Oktoberfest da cidade, mais autêntica e tradicional do que a famosa festa do vale europeu catarinense.

A Festa Pomerana foi criada em 1984 para festejar os 25 anos da cidade, e acontece sempre na segunda quinzena de janeiro. A festa começa com um lindo desfile alegórico por toda a cidade, onde moradores e turistas se juntam para apreciar e participar do cortejo. O destino do cortejo é o centro de eventos da cidade, composto por vários pavilhões e espaços gastronômicos, onde acontece a festa, repleta de atrações e shows a noite toda.



A festa ainda conta com 3 palcos e em cada um deles sempre tem um banda de música brasileira ou alemã, além das apresentações de danças folclóricas e competições típicas na região dos palcos, como o campeonato de "chopp de metro". Cada dia de festa tem uma programação diferente. É impossível não se jogar na pista ou se arriscar em alguma das competições!

Nas barracas gastronômicas, ou nas casas de café e cuca do evento, você encontra praticamente todos os pratos típicos da culinário germânica... E claro, a cerveja local e as famosas cervejas alemãs!




Com certeza, Pomerode é uma experiência imperdível para o mochileiro que viaja sozinho, a dois, com amigos ou em família. E um brinde para aquele que ama a cultura alemã... Prost!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Terra do Sol

Comments


bottom of page